quinta-feira, 26 de março de 2009

' Me chame apenas de JESUS '


Muitos dos nomes na Bíblia que se referem ao Senhor são imponentes e augustos: Filho de Deus, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, A Ressurreição e a Vida, Estrela da Manhã, Aquele que Devia Vir, Alfa e Omega.


Essas são frases que esticam os limites da linguagem humana num esforço para capturar o que é incapturável, a grandeza de Deus. E por mais que tentem elas nunca satisfazem. Ouvi-las é quase que ouvir uma banda do Exército de Salvação tocar na esquina o "Messias" de Handel por ocasião do Natal. Uma boa tentativa, mas não funciona. A mensagem é majestosa demais para o meio de comunicação.


O mesmo acontece com a linguagem. A frase "Não há palavras para expressar..." é a única que pode ser honestamente aplicada a Deus. Nenhum nome lhe faz justiça.


Mas existe um nome que recorda uma qualidade do Mestre que confundiu e compeliu aqueles que o conheceram. Ele revela um lado dele que, quando reconhecido, é suficiente para fazer com que você se prostre.
Ele não é pequeno nem grande demais. E um nome que se ajusta como o sapato se ajustou ao pé de Cinderela.


Jesus.



Nos evangelhos é o seu nome mais comum — usado quase 600 vezes. E era mesmo um nome comum. Jesus é a forma grega de Josué, Jesua e Jeosua — todos nomes familiares no Velho Testamento. Houve pelo menos cinco sumo sacerdotes conhecidos como Jesus. Os escritos do historiador Josefo se referem a cerca de vinte pessoas chamadas Jesus. O Novo Testamento fala de Jesus, o Justo (Colossenses 4.11)

, amigo de Paulo, e o feiticeiro de Pafos é chamado Bar-Jesus(Atos 13.6). Alguns manuscritos dão Jesus como o primeiro nome de Barrabás. "A quem quereis que eu vos solte, a Jesus Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?" (Mateus 27.17 William Barclay, Jesus As They Saw Him (Grand Rapids, Mich: Wm. B. Eerdmans)


Qual é o ponto? Se Jesus viesse hoje, o seu nome poderia ser João, Beto ou Carlos. Se ele estivesse aqui hoje, é duvidoso que se distanciasse com um nome elevado como Reverendo Santo Divindade Angelical III. Não, quando Deus escolheu o nome que seu filho teria, ele escolheu um nome humano. (Mateus 1.21)

Preferiu um nome tão típico que aparecesse duas ou três vezes em qualquer chamada de escola.


"O Verbo se fez carne", disse João, em outras palavras.


Ele era palpável, acessível, alcançável. E, mais ainda, ele era comum. Se estivesse aqui hoje você provavelmente não o notaria quando estivesse em meio a uma multidão fazendo compras. Ele não faria as cabeças se voltarem por causa das roupas que usava ou pelas jóias com que se adornava.


"Me chame apenas de Jesus", quase se podia ouvi-lo dizer.


Ele era o tipo de pessoa que você convidaria para assistir um jogo de futebol em sua casa. Ele brincaria no chão com seus filhos, cochilaria no seu sofá, e faria churrascos em sua grelha. Ele riria das suas piadas e contaria algumas das dele. E quando você falasse, ele ouviria como se tivesse todo o tempo da eternidade.
Uma coisa é certa, você o convidaria de novo.



Vale a pena notar que os que o conheciam melhor se lembravam dele como Jesus. Os títulos, Jesus Cristo e Senhor Jesus só aparecem seis vezes. Os que andaram com ele, não se lembravam dele com um título ou designação, mas com um nome — Jesus.


Pense nas implicações. Quando Deus decidiu revelar-se à humanidade, qual o meio que usou? Um livro? Não, isso foi secundário. Uma igreja? Não. Isso foi uma conseqüência. Um código moral? Não. Limitar a revelação de Deus a uma lista fria de "faça" e "não faça" é tão trágico como olhar para um mapa rodoviário e dizer que você viu as montanhas.


Quando Deus decidiu revelar-se, ele fez isso (surpresa das surpresas) através de um corpo humano. A língua que ressuscitou os mortos era humana. A mão que tocou o leproso tinha sujeira debaixo das unhas. Os pés sobre os quais a mulher chorou eram calosos e empoeirados. E suas lágrimas... oh, não se esqueça das lágrimas... elas vieram de um coração tão quebrantado como o seu ou o meu jamais o foram.
"Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas"

(Heb 4:15)


As pessoas se aproximavam então dele. Puxa, como o procuravam! Elas surgiam à noite; tocavam nele quando caminhava pelas ruas; seguiam-no até o mar; convidavam-no para suas casas e colocavam seus filhos aos pés dele. Por quê? Porque ele se recusou a tornar-se uma estátua numa catedral ou um sacerdote num púlpito elevado. Ele escolheu em vez disso ser Jesus.


Não há sequer uma sugestão de alguém que temesse aproximar-se dele. Havia alguns que o ridicularizavam. Havia outros que o invejavam. Outros ainda que não o compreendiam. E outros que o reverenciavam. Mas não havia ninguém que o considerasse santo demais, divino demais, ou celestial demais para ser tocado. Não houve uma pessoa sequer que relutasse aproximar-se dele com medo de ser rejeitada.


Lembre-se disso!


Lembre-se disso da próxima vez que ficar surpreso com suas próprias falhas.


Ou da próxima vez em que acusações ácidas fizerem buracos em sua alma.


Ou da próxima vez em que olhar para uma catedral fria ou ouvir uma liturgia sem vida.



Lembre-se.


É o homem que cria a distância. É Jesus quem constrói a ponte.


"Me chame apenas Jesus."


(Autor: Max Lucado)


(Texto "Me chame apenas de Jesus", do livro de Max Lucado do qual este capítulo foi extraído, "Deus Chegou Mais Perto" da Editora Vida Cristã)

sábado, 21 de março de 2009

A nova versão do Príncipe Encantado!


Olá, para começar, eu confesso que eu sou apaixonada por histórias de contos de fadas e filmes de comédia-romantica...
Mas de todas as historinhas que eu já vi, a mais empolgante (deve ser por causa da idade né?) foi a narrativa dos livros Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer.
Com certeza, você já deve ter ouvido falar...
A febre dos livros de Stephenie Meyer gera uma multidão de meninas enlouquecidas pela nova versão de príncipe encantado...
O cavalo branco foi substituído por um Volvo prata.
O castelo foi substituído por uma magnífica casa de vampiros.
A família real agora são vampiros 'vegetarianos'.
A madrasta não é mais a vilã, agora é uma vampira com sede de vingança.
O melhor amigo da princesinha não são mais os bichinhos lindos da floresta... é um Lobisomem.
O príncipe é inimigo mortal do lobisomem.
O príncipe é imortal, ela... uma mera humana!
O sonho da princesa... viver com o Príncipe para sempre! Mesmo que para isto tenha que morrer.
O desejo do Príncipe? o sangue da Princesinha! Mas, ele se controla para não machucar o 'amor da sua existência'
O nome dela é comum entre princesas... Bella!
Nas antigas histórias, o principe era sempre tratado como PRINCIPE ENCANTADO...
Agora, apenas Edward Cullen!

Aqui vai uma coletânea de frases ditas por Edward nos livros de Stephanie Meyer, mas lendo todas, eu me lembrei muito do Meu Amado Príncipe Jesus!
Então, em vez de ser um post só falando do Edward, vou tentar pensar em comparações entre Edward e Jesus. Não serão todas as frases que terá alguma comparação, ok?
Ambos sentem o dever de proteger a humana com a própria vida, se necessário! Jesus deu a vida por nós, e isto nos trouxe liberdade!
Edward é imortal e Jesus nos chama para uma vida eterna com Ele.
Tá vendo meninas como o Príncipe existe... hahaha! e melhor ainda, Ele mora no meu coração! Espero que no seu também...
Beijos,
TatyCristine Lima - a menina(Bella) dos Olhos de Deus! Hahaha...

- Frases lindas ditas por EDWARD CULLEN -

"Somente um vampiro poderá te amar eternamente"
(Jesus nos amou mesmo antes de nós existirmos e nos amará eternamente)


“Você é minha vida agora.”

(Lembro daquele versículo: Não sou mais eu quem vivo, mas Cristo vive em mim! Ele é a nossa verdadeira vida!)

“O leão se apaixonou pelo cordeiro.”
(Jesus é sempre comparado ao Leão da Tribo de Judá e nós sempre comparados como cordeiros!)

"É como se você tivesse levado metade de mim com você.”
(Sem Jesus nossa vida perde o sentido e nos sentimos vazios)

"É fácil de mais ser eu mesmo quando eu estou com você."
(Jesus age de maneira particular com cada um)

"O mundo não possui nenhum interesse para mim sem você."
"Bella, eu não posso existir em um mundo onde você não exista."
(Nós somos as Obras Primas de Deus! Mas Ele vai continuar existindo, mesmo que você não exista... hahaha!)

"Você realmente tem alguma idéia do quanto é importante para mim? Algum conceito do quanto eu te amo?."
(A intensidade do amor de Jesus é um pouco mais que esta!)

"...Fiquei cansado de tentar ficar longe de você..."
(O pecado nos afasta de Deus, porém Jesus morreu na cruz para tenhamos acesso direto com Deus e cada dia mais próximos!)

"Eu podia ver nos seus olhos, que você honestamente acreditou que eu não te queria mais. O conceito mais absurdo, mais ridículo - como se houvesse alguma forma de eu existir sem precisar de você!"
(Ás vezes nós pensamos que porque erramos ou pecamos, Jesus vai nos amar menos ou não nos queria mais, porém isto é uma mentira do Diabo! Jesus sempre vai nos amar e nos querer, não importa o que você fez, ou quem você é!)

"Como é que eu posso colocar isso de forma que você acredite em mim? Você não está dormindo, e você não está morta. Eu estou aqui, e eu te amo. Eu sempre amei você, e eu sempre vou amar. Eu estava pensando em você, vendo o seu rosto em minha mente, durante cada segundo em que estive longe. Quando eu te disse que não te queria, aquele foi o tipo mais negro de blasfêmia"
(Jesus nunca vai dizer que não nos quer, e sempre vai nos amar, sempre pensa em nós e cuida de nós!)

"Será que dá por favor pra você tentar ouvir o que eu estou dizendo? Será que você pode me deixar tentar explicar o quanto você significa pra mim?"
(Uma pergunta pra você... você tem noção da intensidade do amor de Jesus por você?)

"Você quer que eu cante para você? Eu cantarei a noite toda se isso manter os pesadelos afastados."
(Versículo: Em paz me deito e logo pego no sono, porque o Senhor está comigo!)

"Devo explicar como é tentadora para mim?"

"Você está ferindo o meu ego, Bella. Eu acabei de te pedir em casamento, e você acha que eu estou fazendo piada"

"Eu prometo te amar pra sempre - todos os dias do pra sempre. Você quer se casar comigo?"
(Jesus é o nosso noivo!)

"Eu lhe disse... Você não se vê com tanta clareza. Não é como ninguém que eu conheça. Você me fascina"

"Edward: você realmente tem alguma idéia do quanto é importante pra mim? Algum conceito do quanto eu te amo? Bella: eu sei o quanto eu amo você!Edward: você está comparando uma pequena árvore a uma floresta inteira."

"Durma, minha Bella. Tenha sonhos felizes. Você é a única que já tocou meu coração. Ele será sempre seu. Durma, meu único amor"

"Antes de você, Bella, minha vida era uma noite sem lua. Muito escura, mas haviam estrelas - pontos de luz e razão... E aí você apareceu no meu céu como um meteoro. De repente, tudo estava pegando fogo; havia brilho, havia beleza. Quando você não estava lá, quando o meteoro caiu no horizonte, tudo ficou escuro. Nada havia mudado, mas os meus olhos haviam ficado cegos com a luz. Eu não conseguia mais ver as estrelas. E não havia mais razão pra nada."

"Você é minha vida agora"

""Eu não te mandaria sozinha. Com a sua sorte, nem mesmo a caixa preta sobreviveria."

"Quanto mais você ama alguém, menos sentido as coisas fazem."
(Porque a mensagem da cruz é loucura para muitos!)

"Eu posso não ser humano Bella mas eu sou Homem..."
(Jesus veio ao mundo e se fez homem e passou as mesmas coisas que nós)

"Sabe, Jacob, se não fosse pelo fato de sermos inimigos naturais e de que você também está tentando roubar a razão da minha existência, eu até podia gostar de você"
(O diabo é inimigo natural de Jesus e veio para matar, roubar e destruir as nossas vidas e nos tirar da presença de Deus)

"Não há necessidade de viver pra sempre sem você. Eu não ia querer um dia sem você".
(Jesus nos espera ansiosamente para vivermos juntos no céu!)

"O mundo exterior não possui nenhum interesse pra mim sem você. Se você ficar, eu não preciso do paraíso"

"Você foi melhor nisso que eu, sabe?", ele me disse."Melhor em que?""Sobreviver. Você, pelo menos, fez um esforço. Você se acordava de manhã, tentava ser normal pra Charlie, seguia um padrão para a sua vida. Quando eu não estava ativamente perseguindo, eu era... complemente inútil. Eu não conseguia ficar perto da minha família - eu não conseguia ficar perto de ninguém. Eu tenho vergonha de admitir que eu mais ou menos me curvei em uma bola e deixei a infelicidade me levar embora". Elesorriu, envergonhado. "Isso foi muito mais patético do que ouvir vozes. E, é claro, você sabe disso, também".


"Alice estava certa. Eu não era forte o suficiente.Eu estava com ciúmes.Não, não, não. Eu não podia fazer isso. Ela era muito frágil, boa demais, preciosa demais para merecer esse destino. Eu não podia permitir que minha vida colidisse com a dela, destruir a vida dela. Mas eu não podia ficar longe dela também. Alice estava certa sobre isso.O som do meu nome nos lábios dela fez algo estranho ao meu corpo. Se meu coração batesse, estaria acelerado.Como ela podia pensar isso? Salvar sua vida tinha sido a única coisa certa que eu fiz desde que a conheci. A única coisa de que não me envergonhava. A única coisa que me deixava feliz em existir. Estive lutando para mantê-la viva desde o primeiro momento em que senti seu cheiro.Eu sabia que manteria uma distância segura dela. Só queria saber como ela estava. Só queria ver seu rosto.Cruzei o jardim aberto e escalei a parede da casa em meio segundo. Pendurado por uma mão na calha que ficava em cima da janela, olhei pelo vidro, e minha respiração parou. Era o quarto dela."


Simplesmente apaixonante!
Beijos.